sábado, 25 de fevereiro de 2012

Carnaval São Chico 2012


♪♪ Eu vou brincar, o ano inteiro nesse carnaval, eu vou entrar nessa bagunça não me leve a mal, eu vou, eu vou, eu vou brincar...♪♪ Eita Raul... Ok. Carnaval é festa tradicional, existe há não sei quantos anos, maior espetáculo do mundo. Há o outro lado também, tipo: É festa do demônio, bagunça pra moleque, recanto pra vagabundo... blá, blá,blá.. já sabemos disso tudo. A novidade aqui é que (pasmem!) São Francisco teve carnaval! É, dizem que a nossa cidade aqui já foi referência nesse tipo de festividade, e isso já deve fazer muio tempo, por que desde que eu existo, não vi nada. Esse ano foi o que eu realmente ví um carnaval, e me suspreendi, esperava bem menos (E vocês não?). Foram, portanto, os primeiros 4 dias de carnaval para a população depois de 16 anos de carnaval das administrações anteriores.



Eu, como bom profissional, tive que ir no cimentão no domingo, segunda e terça, por que senão não poderia escrever essa matéria, e embora odeie axé, arroxa e mais esses trem ai, saí nos três dias sem ter me arrependido. Não teve nenhuma banda graaaande, mas, me desculpem, qual a diferença de tamanho quando se trata desse estilo musical? (ixxiii) Na verdade achei muito bom terem dado espaço para os artistas daqui, não pode se dar ao luxo de gastar fortuna depois das dancinhas dos cofres que aconteceu ano passado (só ano passado...tá bom!) E embora haja as reclamações quanto as bandas, quem foi lá se esqueceu disso e dançou geral, e eu digo isso por que nos tres dias que fui, percebi que só eu estava parado igual um poste, mão nos bolsos, e pra disfarçar, fingindo que estava procurando alguem kkkkkk. Mas algumas coisas chamaram muita atenção nos tres dias de festa, e eu as citarei a seguir. 

Preço do Caipi-fruta
Não sei por que diabos aquela bebida é tão cara! Com  5 reais eu compro quase 3 litros de pinga! E embora eu não beba, gosto da cor, tomo fingindo que é suco. Vou levar pra vender no carnaval ano que vem.

Raul Seixas
É isso mesmo, Raul tem estado, como sempre, presente em todo evento. Recentemente foi assim no Rock in Rio ano, e foi nesse carnaval tbem. Qual não foi minha surpresa ao ouvir o verso de Vampiro Doidão sendo cantada por um cantor de axé!♪ Eu deveria ficar feliz é? Não fiquei nem um pouco. ♪Puta que pariu, meu gato pôs um ovo, mais gato não põe ovo... ♪ Eu repito: Por que eles não pegaram versos de Nuit, Loteria da Babilônia, Novo Aeon, etc? Voz Fininha: "É, mas axé não foi feito pra ter letra não, é preciso algo pra se fazer divertir, e quem quiser ouvir música pra pensar que vá ouvir Rock ou MPB." Você tem toda a razão Voz Fininha, mas mesmo assim eu não precisava ter passado pelo flagelo de ter uma música (mesmo sendo Vampiro Doidão) de meu ídolo sendo banalizada.

Luiz Rocha Neto
Hehehe, nosso prefeito parece ter gostado mesmo da festa.. Ví ele lá todos os dias, andando igual um mocinho no meio do povo (hihihi). Eu até cheguei a cogitar na possibilidade de ele ter irmão gêmeo, tamanha era sua aparente (Nunca se sabe ao certo) simplicidade nas festas. Mas acredito mesmo que ele seja autêntico, e se não for, é fato normal, pelo cargo que ocupa.

Foliões (Um desses foi o maior das noites... adivinha quem foi?)


Divulgação do Carnachico
Isso foi o que mais chamou atenção. Em Montes Claros as rádios divulgavam muito. A InterTV foi muito bem na cobertura também. Jornal Hoje em Dia escreveu bastante também ; Isso foi muito bom, e aconteceu que, mesmo tendo sido um bom carnaval, ficou tudo muito mais bonito pela mídia. O pessoal do setor de turismo realmente foi competente. (Será que se gasta muito com divulgação?)




As críticas foram desde a escolha e performance de bandas até o fato dos tênis terem se sujados; Nesse ultimo caso a reclamação é minha. Na segunda-feira o Cimentão estava mais pra Poeirão, e muitas substancias perderiam seu efeito se usado perto do palco; o maior efeito possivelmente seria asma, sei lá...


Pra variar
E como sempre, uma das maiores atrações desse evento foram as ocorrências policiais. Se aparecia um PM com cara de mal indo depressa pra algum lugar, grande multidão o seguia. Fala serio! Já que citei os PMs, é sempre bom parabeniza-los, assim como a segurança interna (Os homens de preto). Claro, existem reclamações sobre conduta de alguns tiras, mas isso é com advogado, delegado, corregedoria, Ministério Público... Pessoal pra ouvir denuncia é o que não falta. Quanto a saúde, o sistema de emergência esteve sempre lá a postos. O que eu não ví foi agua, e acho que água de graça é direito de qualquer um. Nesse caso acho que os comerciantes que devem se virarem pra compensar o não lucro com o líquido.


Jovens se entregam a diversão, e arrastam as pessoas sérias para a folia.

E Digo Mais: sobre o que eu disse sobre o Axé, não me venham dizer que é preconceito não, viu: É aversão mesmo, conceito formado já.

E eu com isso tudo?
Acho que o saldo desse carnaval foi positivo, e olha quem quem está falando não gosta de folia. Acho que é mesmo necessário se investir nessa festa, e tomara que essa cidade passe a ser de fato referencia em turismo, e o carnaval é um belo cartão de visitas para isso. O segredo é se sentir feliz com a alegria dos outros, e eu consegui isso. Sem esquecer também que quem faz a festa somos nós mesmos: Saia com pessoas que vc goste, e até um velório não será tão ruim assim. Outra coisa: Não é necessário admirar, mas respeitar os esforços dos outros também é bacana; muita gente realmente acredita que o carnaval é muito importante, e ralou muito pra que ele acontecesse. Por essas e outras torço muito pra que, não só em 2016, mas ano que vem também, a festa possa ser muito maior, além de ser gastar menos com ela, e que mais desgraças não aconteçam, por que, depois de tudo que essa cidade viveu nos ultimos anos, se espera de tudo. Até mais, próximo post será sobre o Rock^^


E sem querer me gabar: O carnaval de Olinda estava bem melhor!


11 comentários:

  1. nossa olha as grossura das calena dessa pessoa srsr zuera, mas comer mais hem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai dar banho numa égua giovanny; tá cheio de gente nas academias pra ficar desse tipo aí ó^^

      Excluir
  2. Muito bom seu comentário brother... Acho também que a festa de Momo é necessária, mas acredito no carnaval estilo Recife, com muita diversidade... porque só axé é um saquito....

    ResponderExcluir
  3. Outro dado interessante... Raul gravou mesmo a canção intitulada "Vampiro Doidão"? Não seria outro camarada não? Acho que ele não seria tão tapado a ponto de criar isso... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou pesquisar; mas só adiantando, a letra tem o crédito de Raul nos sites, embora na musica eu tenha estranhado um pouco a voz dele. mas me convenci que era o doido msm

      Excluir
  4. puta que pariu meu gato botou um ovo mas um gato naum por ovo puta que pariu de novo... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Adorei a crítica, as observações. Mas a maneira que vc escreve, falando de vc mesmo, usando uma linguagem politicamente incorreta deixa seu texto um pouco a deseja.
    Mas vc deve si pergunta quem sou eu pra crítica alguma coisa?? So apenas um leitor...

    Allann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan, leitor é parte importante de tudo que é escrito. Quanto a opiniões, talvez vão se modificar um pouco com a leitura do Perfil do Blog. E divulgue o blog, para que mais pessoas tenham o direito de criticar tbem, uai. Abraço^^

      Excluir
    2. --Em
      Montes Claros as rádios divulgavam "muito".
      A InterTV foi "muito" "bem" na cobertura
      "também". Jornal Hoje em Dia escreveu
      bastante "também" ; Isso foi "muito" bom, e
      aconteceu que, mesmo tendo sido um
      bom carnaval, ficou tudo "muito" mais
      bonito pela mídia.--

      A observação dos fatos e otima, mas a maneira que vc escreve com repetições de uma mesma palavra em uma frase, como e o caso acima deixa seu texto um tanto que, "incoerênte" pelas rimas que forma na sua matéria. Evite esse tipo de coisa. Leia matérias de pessoas que ja Estao a bastante tempo no ramo e veja o que vc pode aproveita.
      Mas jamais mude, seu jeito por causa dos outros. Jamais.
      Allann

      Excluir
    3. Não se preocupe quanto a isso (regras). Quem já teve aula de redação com o prof Renato Oliveira ou Conceição Aparecida só comete esse tipo de erro propositadamente -se vc conhece algum dos dois sabe do que eu falo-. É o meu caso. Eu irei passar o link de outro blog, lá no perfil tem algo sobre minha maneira de escrever. Melhor, irei coloca-lo aki nesse blog msm, na Pagina 'Perfil do blog' ai vc irá se acostumando com meu estilo.

      Excluir
    4. Ok. O texto está nesse blog aki msm. No post Aniceto, de apresentação. Importante vc ler. Legal que a parte que vc citou (sobre as repetições) tenha chamado atenção. Mostra que tem noção de redação. Tem credibilidade.

      Excluir