terça-feira, 11 de outubro de 2011

R&R: DOIS RATOS dE BIblioTECA

Há um ano, em outubro de 2010, começava um projeto muito bonito: A peça teatral R&R: DOIS RATOS dE BIblioTECA, que servia como TCC para a acadêmica Esthe. Idealizada por Mariliza Zurlo e Criada por Conceição Aparecida de Jesus, tinha no elenco os seguintes atores: Ramon Oliveira (Rato Ratosão); Aniceto Mota (Rato Ratico) e Sara (Bibliotecária Biteca).
            É um espetáculo que se passa numa biblioteca onde há dois ratos loucos pela leitura, e uma bibliotecária que nem sabe ler. Os ratos então mostram a importância dos livros e da leitura na vida de uma pessoa e, principalmente, de uma pessoa em sua infância. E ainda lembram a grande responsabilidade de uma bibliotecária, professores, etc., fazer com que as crianças tenham gosto pela leitura.
                                                                                                            Coelho Neto
As apresentações começaram no Grupo Escolar Coelho Neto, e foi apresentado para crianças de 9 aos 12 anos. A educação e o carinho das crianças chamaram a atenção: Eles não queriam deixar a biblioteca, e todos queria tirar fotos e experimentar as roupas dos ratos.
           


Biblioteca Municipal- CAIC 

 A próxima apresentação foi na Biblioteca Municipal, na escola CAIC, onde também a boa educação das crianças merece ser destacada. Em minha opinião essa escola foi onde as crianças mais se fascinaram com a peça. Não esqueço dos olhinhos delas. Alguns chegaram a sentar no colo da Biteca. A peça terminou e eles estavam petrificados olhando pra gente (Oh môDesu!). Nessa apresentação Ratosão leu a marcante historia da bonequinha preta, que nunca terminava...




           Escola Estadual Brasiliano Bráz

Numa quinta a peça foi apresentada na Escola Estadual Brasiliano Braz para nossos futuros educadores. Pela conversa antes da entrada em cena, acreditávamos que seria a apresentação mais difícil, pois não seria apresentada para crianças e sim para pessoas beeeeeem mais velhas. Teríamos de fazer com que a historia fosse atrativa para adultos. Eu estava gelado; imaginem então como foi entrar em cena? Com o tempo percebemos que não seria assim tão difícil. O publico foi muito respeitoso e parece ter amado a apresentação. Acredito que essa tenha sido minha melhor performance...
          

          
                                             Escola Municipal José D'Ávila Pinto
A apresentação na Escola Municipal José D’Ávila Pinto não estava nos planos iniciais, mas alguém ao assistir a peça , convidou o grupo para a apresentação naquela escola – minha primeira escola. Foi a apresentação onde houve o primeiro desfalque: O ator do personagem Ratico não foi e em seu lugar Conceição fez seu papel. Muito bem recebidos a apresentação foi um sucesso, claro. Fiquei sabendo que nessa escola Ramon tirou a barriga da miséria. Ratosão queria, inclusive, ler um livro que só tinha imagens...
 





Bom Menino 
            Próxima parada: Bom Menino. Nessa escola houve duas apresentações, uma de manhã e outra á tarde. Foi onde teve o maior publico: era a comemoração da semana da criança! Na apresentação da manhã o ator Ramon (Ratosão) estava passando mal e teve eu ser substituído pelo grande Junior, que antes da apresentação só fez uma leitura rápida da peça. Ele apresentou com maestria e eu fiquei de boca aberta. Ótima exibição. Á tarde, com Ramon já recuperado, finalizamos nessa escola. O grande público foi destaque: quase 600 crianças!
                                     
                                                  Colégio Pentágono

Para encerrar essa turnê apresentamos no Colégio Pentágono. Povo, era a ultima apresentação, e fizemos a peça para um seleto grupo de umas 30 espertas e educadas crianças, e ainda para os professores (ahhhhhh, Tia Rizia, Tio Renato e Tia Mariliza, uhulll!) Terminada a apresentação havia um ar de missão cumprida e eu percebia os efeitos que a peça produziam em mim: Gente, eu já não me escondia igual um louco quando tinha que me trocar! rsrsrsrs. Com toda a certeza Ramon deve ter adorado essa escola, pois nos foi servido um lanche maravilhoso. Nessa escola ainda aconteceu algo muito cômico e que eu prefiro não comentar aqui(Deus, toma conta!)

           
           
 Pronto, depois de 6 escolas, 8 apresentações, cerca de 1500 crianças, a peça R&R estava encerrada. Essa matéria foi feita, claro, pelo meu ponto de vista.Mas creio que foi um aprendizado para todos que assistiram e participaram de alguma forma dela. Foi um dos projetos mais importantes de minha vida, a as dificuldades que tivemos em cada escola serviu para fazer com que eu aprendesse muito e passasse a ter um pouco mais de responsabilidade, respeito, paciência, determinação e esteja sempre pronto a trabalhar em equipe e a buscar a superação, que se fez presente em cada uma das 6 escolas. Agradeço imensamente a meus colegas: Sara, Ramon, Esther, Conceição e Junior: A qualidade demonstrada por esse ultimo sempre será um exemplo e me deixa sem possibilidades de algum dia usar desculpinhas. E Conceição? É mesmo necessário fazer comentários sobre ela? Eu duvido mesmo que algum de vocês possa imaginar o quanto isso tudo foi importante para mim. Muito obrigado pessoal!

Esther, Conceição, Júnior e Mariliza

Um comentário:

  1. Querido Aniceto, realmente voce já não corria para se esconder como um louco para trocar de roupas... começamos a perceber, a partir do teatro em nossas vidas, que aquilo que pensavamos ser complicado fica bem mais simples com a devida dedicação. Aprendi e aprendo muito com voce, e espero que possamos ainda partilhar de muitas outras peças juntos. Obrigado!

    Mas, me conta agora o que foi que aconteceu nesta ultima escola???

    ResponderExcluir