terça-feira, 4 de outubro de 2011

Francisco de Assis

Hoje é dia de meu santo favorito; Francisco de Assis, um homem muito bom e que realmente mereceu a santificação pela igreja. A seguir um texto sobre o cara.
Giovanni di Pietro di Bernardone nasceu em Assis, cidade de Úmbria, no ano 1182. Nascimento e vida familiar de um cavaleiro.
Seu pai, Pedro Bernardone, era comerciante. O nome de sua mãe era Pia e alguns autores afirmam que pertencia a uma nobre família da Provença. Tanto o pai como a mãe de Francisco eram pessoas ricas. Ele era um Boyzinho atoa e sem vergonha na cara, igual a alguns aqui da nossa cidade, mas ele já demosntrava ter amor no coração; o ruim era que não tinha controle e gastava tudo que ganhava com os amigos. Ele era bem feizinho, baixo, magrelo e de cabeça seca e amassada... Em razão de uma guerra, foi preso e quando saiu ficou doente; recuperado, decidiu ir lutar uma guerra, e em sua trajetoria costumava fazer o bem ao próximo; novamente doente, pensa ouvir vozes do Nosso Senhor Jesus Cristo, que o aconselhava a voltar pra sua terra. Francisco fez isso, e voltou tão estranho que os seus companheiros disseram que ele devia estar apaixonado, ao qual Francisco respondia que sim, e que iria se casar com a " mais bela das que vós conheceis". Um certo dia ele encontra um infeliz de aspecto horrivel (tinha lepra), e fica horrorizado; Mas não é que Francisco sente vontade de beijar as feridas do homem? - eca!- e foi o que fez, e esse ato muda sua vida. Se para Maria bastou uma frase para aceitar sua missão, para Francisco foi necessário um 'Sim' bem desagradavel, mas Beeeeem mais lindo. Nesses tempos Cristo pede para Francisco restaurar sua igreja; Bem, Francisco levou ao pé da letra e foi reformar uma igrejinha velha. Quando voltou parecia um zumbi de tão feio e maltratado. Seu pai fico furioso; espancou e trancafiou Francisco, mas sua mãe o soltou; o jovem voltou de novo para a bendita e igreja e seu pai foi busca-lo, e Francisco apanhou mais uma vez. Os dois discutiram e o pai levou o filho ao bispo, onde se deu o episódio que Francisco se despoja de todas as roupas e fica peladão na frente de todo o mundo. Pronto, aceita com imensa felicidade sua missão e se torna um exemplo de renuncia e negação...
A história é muito grande - e muito linda-  e eu não estou com ânimo de escreve-la toda, então vou colocar só mais algumas curiosidades:

*Beija um mendigo feio e o mendigo fica curado da lepra.
*Cria a fundação dos Frades Menores.
*Chamava seu corpo de "irmão asno": tinha que trabalhar muito, comer pouco e mal, e ainda apanhar...
*"Irmão mosca" eram os preguisosos.
*Francisco fazia milagres e até previa o fututo...
*Gostava de cantar cânticos em louvores á Deus.
*Conhece Clara, grande discípula e muito querida por Francisco.
*Pregava o amor ao pobre e o não-desprezo aos ricos.
*Francisco recebe em sua ordem quem se tornaria mais tarde ninguém menos que Santo Antônio de Pádua.
*Conversava com os pássaros.
*Amansa um lobo; eu hein!
*Orava com tanta força que chegava a se transfigurar e plainar.
*Recebeu as estigmas de Jesus Cristo.

Daí em diante fica doente e cego, vai se decaindo e começa as escrever (Alguns o teêm como o primeiro poeta italiano). Os médico dizem que ele tem poucos dias de vida e ele recebe a morte com grande alegria; Morre com 44 anos e é canonizado apenas 2 anos depois.
Ai, ai... é um grande exemplo. E como todos os grandes exemplos, não está aí na historia para serem " gostados", mas principalmente pare serem seguidos. Quem quiser saber mais do grande Francisco, olhem o link abaixo - eu colei de lá... Só lembrando que hoje tem a missa em homenagem ao santo no meu bairro. Obrigado e até mais^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário