terça-feira, 29 de novembro de 2011

Espetáculo R&R no Espaço Nordeste de São Francisco

No dia 25 de novembro, no Espaço Cultural Banco do Nordeste, foi apresentada a peça teatral R&R, contando com um bom número de cerca de 100 pessoas, de acordo com a assessoria do local.
O espetáculo teve inicio entre às 19:30 e 20 horas, quando os ratos Racumim ( Ivonaldo Ramos), Racutia (Aniceto Mota) e a bibliotecária Biteca (Conceição Aparecida) subiram ao palco. Peça destinada a crianças, o público era composto por muito destas, mais ainda de alunos do ensino médio. Estava presente também a secretária de educação do município, Ana Maria Neves, e alguns professores, inclusive de Teatro.
            Ao final da apresentação, o espetáculo, o elenco e sua autora foram elogiados, recebendo mensagens de agradecimento e incentivo, uma vez que não é nada fácil trabalhar com artes em cidades não tão desenvolvidas. A secretária de educação se colocou a disposição para apoiar o teatro em nossa cidade. A professora de teatro Roberta citou a qualidade do cenário, e revelou que nós superamos suas expectativas.

Essa Bi-te-ca!

E Digo Mais: Eu pessoalmente gostei muito. Atuar era uma necessidade para mim, pois eu estava com raiva não sei de quê. Durante todo o dia eu estranhamente não senti aquela ansiedade e nervosismo natural,e quando veio eu estava com minha mão enfiada num ratinho de borracha... Isso atrapalhou o meu inicio; eu imagino que devo ter ficado desfigurado na hora, puro nervosismo inicial; mas quando me escondi debaixo da mesa já tinha passado, e o resto foi tranqüilo.
Algumas coisas devem ter passado despercebidos ao público, mas para nós não: logo no inicio o Dj Lucas Lima teve dificuldades com o som. Ivonaldo disse antes da peça que nunca comeria o papel higiênico do cenário, mas na hora Racumim acabou comendo, para horror da platéia. E ainda teve o infeliz do ratinho de borracha, que resolveu travar a boca, kkkkk, isso nunca tinha acontecido nos ensaios, e eu sinceramente não esperava por aquilo. Tive que enfiar o dedo duas vezes na boca do boneco para ele fecha-la. Mas a maior improvisação foi o final, onde para mim nada estava planejado, já que não tínhamos ensaiado devidamente aquela parte do roteiro, apenas teorizado; Eu acho que não fui mal nessa parte não, justamente por esse motivo.

Cara deum somboles magnum jovis incrementum!!  seráqueseescreveassim²

            Foi a segunda temporada do R&R, e eu espero que ela tenha conseguido mostrar ou lembrar a importância da leitura na vida de um cidadão. Eu agradeço novamente as pessoas envolvidas mais uma vez em tanta ‘merda’: Ivonaldo, parceiro de atuação; Conceição, a grande in-responsável por fazer que vocês sejam obrigados a ver minha cara feia no palco rsrrsr; Mariliza, idealizadora da peça; Júnior, nosso mestre, e que mais uma vez foi fundamental, aliás, superior. Ao pessoal do Espaço Nordeste em São Chico; as outras meninas que ensaiaram com o grupo, mas que não ficaram; a família da autora da peça, que me viram initerruptamente nos dias próximos da apresentação (eu fui, inclusive, ameaçado de morte por seu marido rsrs); a Lucas Lima, eu cuidou do áudio; e a Roberta que, não sei mesmo por que, foi a pessoa que mais me passou segurança no momento...


Ensaios

            Ai ai, está tudo consumado por enquanto, mas tenho certeza que foi só uma demonstração do que pode -e deve- vir adiante. Creio que a felicidade de Conceição Aparecida de Jesus está diretamente ligada ao sucesso do teatro em nossa cidade (Conceição, se eu estiver errado, ‘correge’- me, pf), e  vou torcer muito para que tudo dê certo, e que eu possa contribuir da melhor forma em seus projetos. Há muitas pessoas que querem e apóiam a cultura em nossa cidade; que Deus nos ajude mandando ainda mais força de vontade, e muito dinheiro (não, fica feio falando assim, é melhor dizer: possibilidades), que quem trabalhe nessa área tenha muitas possibilidades, para levar a arte para quem ainda, infelizmente, não a conhece.


R&R 2011 valeu muito viu, vivam os livros!!



Um comentário:

  1. Realmente grande amigo, temos muito que agradecer, porque somos apenas instrumentos na mão de um Grande Chefe.
    Sim, agora esta tudo consumado e registrado! Temos, alias tenho muito que aprender com nosso mestre Junior, agradeço sempre sua paciência! Que alias já é quase tolerancia. Mariliza, minha flor de maracuja! Meu companheiro - que companheiro!
    Bom!
    Realmente grande amigo, minha felicidade está relacionada 'ao sucesso do teatro em nossa cidade', e parece que é muito visivel, não é? E agradeço a voce 'grande amigo' por partilhar deste sonho comigo - até rimou: amigo comigo rsrsr.
    Sim, não sou daqui, mas meu desejo de ver aqui melhor é muito grande. Quero que não só meus filhos mas os filhos daqui (desta cidade) possam ter ótimas recordações, assim como eu tenho da cidade onde nasci! Obrigado por partilhar comigo este sonho!

    ResponderExcluir